top of page

VOCÊ SABIA QUE PODE HAVER INDENIZAÇÃO POR PERDA DE UMA CHANCE?

A Perda de Uma Chance é uma teoria da Responsabilidade Civil que surgiu na França e foi se espalhando pela Europa, atualmente é amplamente aceita no Brasil, tanto pela doutrina como pelos Tribunais.


Na Responsabilidade Civil por Perda de Uma Chance o autor do dano é responsabilizado não por ter, como na Responsabilidade Civil em geral, ter causado um prejuízo a vítima, mas por ter, de alguma forma, privado alguém da oportunidade da chance de um resultado útil ou de redução de um prejuízo.


O que se busca indenizar não é a perda da vantagem esperada, mas a perda da chance de obter a vantagem ou evitar ou reduzir um prejuízo.


O Superior Tribunal de Justiça no REsp nº 1.291.247 assim decidiu: Na perda de uma chance, há também prejuízo certo, e não apenas hipotético, situando-se a certeza da probabilidade de obtenção de um benefício frustrado por força do evento danoso. Repara-se a chance perdida, e não o dano final.


A Perda de Uma Chance se aplica, por exemplo, a um paciente que, em vez de permanecer internado, recebe alta indevidamente e acaba morrendo. Um participante de reality show que, por erro do programa, é eliminado e deixa de concorrer ao prêmio final. Um investidor que tem suas ações vendidas antecipadamente, sem autorização, e perde a oportunidade de fazer um negócio melhor.


Portanto, a Perda de Uma Chance poderá gerar dever de indenizar para aquele que causar este dano.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
DO PENHOR NO CONTRATO DE HOSPEDAGEM

De acordo com os artigos 1.467, I e 1.469, ambos do CC, os hospedeiros tem o direito de reter bens do hóspede para saldar as despesas não...

 
 
 

Comentários


© 2020 por Moreira Teves Advogados

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
bottom of page